Saiba sobre o curso e sobre a língua russa

 

 

 

CARACTERÍSTICAS DO CURSO

 

O curso começa com uma preleção, na qual são expostos os conceitos iniciais sobre o idioma e, em seguida, já se parte para a alfabetização; simultaneamente já são dados os primeiros passos na língua russa, abordando as questões básicas relacionadas à alfabetização e à fonética.

Após a superação da fase de alfabetização, é dado ênfase à fonética, por meio do estudo das sílabas e alterações possíveis das vogais, dos encontros de grupos consonantais, enfim, são abordados detalhadamente todos os temas relacionados ao estudo da fonética na corrente da linguagem.

 

 

 

O método se baseia em um sistema de exercícios estratégicos, os quais têm como finalidade formar a concepção das práticas gramaticais imprescindíveis, a base necessária e suficiente para se iniciar o aprendizado do idioma.

As aulas são ministradas com abordagens simultâneas, e divididas em fases quanto à complexidade do conteúdo.

Na medida em que fique evidente que a idéia foi concebida pela aluna ou aluno, e que houve a superação dos obstáculos que se lhe foram estrategicamente interpostos, avança-se gradativamente para estruturas mais complexas.

 

 

 

 

 

 

ЧАСТО ЗАДАВАЕМЫЕ ВОПРОСЫ

(PERGUNTAS MAIS FREQUENTES)

 

1.  Sobre a metodologia

 

O método utilizado para a alfabetização e introdução a conceitos estruturais básicos é o «ГРАМОТНОСТЬ И ПЕРВЫЕ ШАГИ В РУССКОМ ЯЗЫКЕ» (Alfabetização e primeiros passos na língua russa).

 

 

Concluída essa etapa, o método utilizado na sequência é o «САМОУЧИТЕЛЬ РУССКОГО ЯЗЫКА» (Manual auto-didático de língua russa), do Professor Custódio Gomes Sobrinho.

     

Ambos os métodos têm como língua de referência o português.

 

 

 

 

Ao confirmar sua inscrição, você receberá, por correio eletrônico, arquivo de caderno de caligrafia rigorosamente no padrão do Instituto de Língua Russa da Academia de Ciências da URSS, em vigor até hoje.

Imprima e encaderne pelo menos dois para o processo de alfabetização, e já traga um deles no primeiro dia.

Observe se as linhas impressas ficaram exatamente como no arquivo digital - um tom claro de cinza, mas perfeitamente visíveis.

 

Você também receberá arquivo digital do teclado para seu computador (de mesa ou portátil), com manual de instruções e glossário dos termos empregados.

 

Costumamos fazer os serviços de impressão na Copiadora 4 Irmãos, local de confiança. Falar com Ricardo.

 

2. Sobre horários e modalidades oferecidas

 

Os horários encontram-se distribuídos entre manhã, tarde e noite.

Escreva para o endereço eletrônico cursoderusso@bk.ru para consultar sobre a disponibilidade do(s) dia(s) e horário(s) de sua preferência.

Quanto a dias e horários, há o módulo padrão, com uma carga semanal de duas horas; essa carga pode ser cumprida em dois dias da semana, ou em apenas um.

Atualmente, as modalidades oferecidas são:

 

- individual ou

- em dupla.

 

3. Sobre custos

 

Por favor, escreva dizendo a carga horária semanal desejada e a modalidade para o endereço eletrônico cursoderusso@bk.ru e receba as informações precisas em função da carga e modalidade escolhidas.

 

Independentemente da modalidade escolhida, o pagamento é efetuado no primeiro dia de aula, tendo validade até a véspera desse mesmo dia do mês subsequente.

Esse primeiro dia de aula será a data-base para pagamento das mensalidades subsequentes.

 

4. Sobre calendário.

 

O curso pode ser iniciado em qualquer período do ano e, de acordo com a disponibilidade de horários, em qualquer dia da semana, de segunda a sábado.

 

5. Sobre a localização.

 

O curso funciona no Agronômica,

 

6. Sobre o professor.

 

Ex-professor da extinta União Cultural Brasil-União Soviética, atual União Cultural pela Amizade dos Povos, durante seis anos.

O curso funciona em Florianópolis desde 2007.

 

 

UM POUCO SOBRE A LÍNGUA RUSSA

 

НЕМНОГО О РУССКОМ ЯЗЫКЕ

A língua russa é um dos idiomas eslavos orientais, e é um dos principais idiomas do mundo, foi a língua nacional da União Soviética, é a mais difundida das línguas eslavas, e é a língua mais difundida da Europa, tanto no aspecto geográfico, quanto em número de falantes nativos (embora haja também uma geograficamente grande e significativa parte da área de atuação do idioma russo que se encontre na Ásia). No início do século vinte havia cerca de 150 milhões de pessoas que falavam russo, sendo que principalmente os súditos do Império Russo. Ao longo dos 90 anos seguintes, o número de conhecedores da língua russa aumentou para cerca de 350 milhões de pessoas, sendo que 286 milhões delas viviam na União Soviética, onde o russo era a língua oficial e, para a maioria absoluta de seus habitantes, a língua pátria, além de mais de 70 milhões de pessoas (principalmente das repúblicas que eram aliadas da URSS, os países balcânicos e alguns países asiáticos) que, em maior ou menor grau, conheciam também a língua russa.

 

Русский язык — один из восточнославянских языков, один из крупнейших языков мира, был национальным языком Советского Союза, является самым распространённым из славянских языков и самым распространённым языком Европы как географически, так и по числу носителей языка как родного (хотя также значительная и географически большая часть русского языкового ареала находится в Азии. В начале двадцатого века русским языком владели примерно 150 миллионов человек - в основном подданные Российской империи. На протяжении последующих 90 лет число знающих русский язык увеличилось примерно до 350 миллионов человек, причём 286 миллионов из них проживали в СССР, где русский был государственным языком и для большей части жителей являлся родным языком, а ещё свыше 70 миллионов человек (преимущественно в союзных республиках СССР, балканских странах и ряде азиатских стран) также в той или иной мере знали русский язык.

 

 

 

Народный портал всех любителей русского языка и советской культуры - Ренан Карнейро, 2012 г. - Portal popular de todos amantes da língua russa e da cultura soviética - Renan Carneiro, 2012